terça-feira, 18 de junho de 2013

Diversidade da vida animal

Reino Animalia

O Reino Animalia é dividido, artificialmente, em invertebrados e vertebrados (esses últimos, os possuidores de espinha dorsal e caixa craniana). Essa divisão tem como único objetivo facilitar o estudo dos animais – tanto é que não existem pós-graduações em Zoologia dos Invertebrados e Zoologia dos Vertebrados, e sim em Zoologia.

Talvez seja por esse motivo que este reino é, muitas vezes, incompreendido, sistematicamente falando, principalmente no que se diz respeito aos invertebrados.

Assim, para entender melhor sobre este grupo, vamos nos recordar das seguintes subdivisões (o famoso ReFiCOFaGE):

Reino – Filo – Classe – Ordem – Família – Gênero - Espécie

Com as mais diversas formas e tamanhos, os invertebrados desempenham diversas funções em cadeias alimentares, contribuindo com a dinâmica populacional de toda a teia alimentar. Os filos dos poríferos, cnidários,platelmintos, nematelmintos, moluscos, anelídeos, artrópodes eequinodermos são os representantes desse grupo. Assim, de parasitas a fontes de alimentos, esses seres fazem parte de nossa vida e dia a dia.

Dentre esses oito, os artrópodes merecem destaque especial, por constituírem o grupo mais diversificado e com mais representantes – contribuindo para que os invertebrados dominem cerca de 99% do Reino Animalia.

Com exoesqueleto de quitina, corpo segmentado, apêndices articulados, tamanho diminuto, respiração aérea e capacidade de voar que alguns possuem, estes animais conquistaram os mais diversos ambientes de terra firme.

Os artrópodes são divididos em subfilos e estes, em classes. Dentro do Subfilo Uniramia encontramos as Classes Diplopoda, representada pelos piolhos de cobra; Chilopoda, pelas centopeias; e Insecta, por uma gama de representantes, sendo, inclusive, a única que abriga animais alados. Baratas, cupins, traças-de-livro, libélulas, gafanhotos, bichos-pau, piolhos, barbeiros, besouros, borboletas, cigarras, abelhas, mosquitos e pulgas são alguns poucos exemplos desses animais.

Dessa forma, podemos perceber que todo inseto é artrópode. mas nem todo artrópode (filo), é inseto (classe)! Por exemplo, as aranhas: são invertebrados e artrópodes, mas pertencem à outra classe: à dos aracnídeos e, portanto, não é inseto, como é diversas vezes confundida.

Atividades:

1-Os poríferos são animais também conhecidos como esponjas por possuírem poros por todo corpo. Mas em qual ambiente podemos encontrar os poríferos?

R= Os poríferos são aquáticos, ou seja, vivem na água, sendo a maioria de vida marinha, presentes em águas costeiras, rasas e quentes. Eles necessitam deste ambiente, pois são animais filtradores, necessitando da água para carrear seu alimento, oxigênio e minerais.

2-Explique o processo de nutrição de um porífero.

R=Os poríferos se alimentam absorvendo partículas orgânicas do meio que passam pelos seus poros. Suas células, chamadas coanócitos, possuem flagelos que, ao impulsionar água pelo corpo do porífero, capturam o alimento e liberam as excretas pelo ósculo, maior abertura do porífero. O alimento é capturado por fagocitose e pinocitose e é digerido ou transferido para células chamadas amebócitos. Assim, distribuem os nutrientes por todo o porífero.


3-Os poríferos, quanto ao seu modo de vida, são animais sésseis, por quê?

R= A palavra séssil vem do latim e significa diretamente ligado. Os poríferos não apresentam órgão de locomoção e vivem, geralmente, presos a substratos, como rochas e conchas, permanecendo sozinhos ou formando colônias de variadas formas e cores.

4-No reino animal existem vários filos conhecidos. Os poríferos são aqueles considerados os mais primitivos. Qual a característica principal dos poríferos?

a) vivem no mar;
b) possuem células urticantes;
c) possuem poros por todo o corpo;
d) são comestíveis;
e) possuem corpo achatado.

Alternativa correta: letra “c”
Os poríferos são esponjas, animais aquáticos que quase não se movimentam. Seu corpo é preenchido por inúmeros poros e se alimentam por meio da filtração. 

5- Os poríferos, assim como ocorre em outros animais, têm grande capacidade de regeneração. Essa regeneração ocorre pela presença de células totipotentes capazes de se multiplicar originando outras células. Qual o nome dessas células?

a) porócito
b) amebócito
c) coanócito
d) escleroblasto
e) espongina

Resposta correta: letra “b”
Todos os componentes fazem parte de um porífero, mas somente a célula denominada amebócito possui essa característica de poder originar todos os tipos de células presentes num porífero.


Nenhum comentário:

Postar um comentário