segunda-feira, 24 de junho de 2013

Diversidade microscópica: Protozoário, bactérias e virus

PROTOZOÁRIOS


Os protozoários são seres unicelulares heterotróficos, ou seja são formados por uma só célula e obtêm energia por meio de alimentos vindos do meio externo. Os biólogos o incluem no Reino Protista.
A maioria das especies de protozoários vive ambiente aquáticos, de água doce ou salgada. Algumas espécies habitam a terra úmida a lama. Há especies adaptadas para a vida parasitária, provocando doenças em animais, inclusive no ser humano. 
Um protozoário pode- se reproduzir por meio do processo de fissão ou divisão binaria,no qual a célula cresce e se divide em duas, cada qual com as mesmas características da original.
2.       Há protozoários que causam doenças
Entre as principais doenças causadas por protozoários estão:
·         Doença de chagas         
·         Amebíase
·         Giardíase
·         Malaria
A doença de chagas é provocada pelo protozoário Trypanossoma cruzi. Ele é transmitido pelo inseto chamado barbeiro, que tem esse nome por que costuma picar o rosto das pessoas. O protozoário que esta presente nas fezes do inseto passa para o ser humano quando as fezes tomam contato com o local da picada do inseto. Uma vez dentro do organismo humano, o protozoário se instala no músculo do coração, causando sérios problemas nesse órgão.
A entamoeba histolystica é um tipo de protozoário que pode estar presente na água ou em frutas e verduras. Uma vez ingerido, age como parasita do intestino humano, provocando lesões na sua parede. A doença causada por esse protozoário pode ser adquirido por meio de água, frutas ou verduras contaminadas é  a Giardia lamblia, causadora da enfermidade denominada giardíase. O doente apresenta diarréias acompanhadas de dores com sangue.
A malaria é outro exemplo de doença causada por  protozoário. O seu agente causador é o plasmodium vivax (geralmente chamado de apenas plasmódio), que é transmitido por meio da picada de um pernilongo, conhecido como mosquito –prego. O protozoário permanece no sangue humano, onde libera substancias tóxicas que provocam febre mal- estar a intervalos regulares. 


                           

                                                               Protozoario Malaria                                                      


                                                       Protozoario Amebiase



                                                             Protozoario Giardia      

                                                 Protozoario Trypanossoma cruzi





Bactérias



O reino monera é composto pelas bactérias e cianobactérias (algas azuis). Elas podem viver em diversos locais, como na água, ar, solo, dentro de animais e plantas, ou ainda, como parasitas.
As bactérias
A maioria se seus representantes são heterótrofos (não conseguem produzir seu próprio alimento), mas existem também algumas bactérias autótrofas (produzem sem alimento, via fotossíntese por exemplo).
Existem bactérias aeróbias, ou seja, que precisam de oxigênio para viver, as anaeróbias obrigatórias, que não conseguem viver em presença do oxigênio, e as anaeróbias facultativas, que podem viver tanto em ambientes oxigenados ou não.
As formas físicas das bactérias podem ser de quatro tipos: cocos, bacilos, vibriões, e espirilos. Os cocos, podem se agrupar, e formarem colônias. Grupos de dois cocos formam um diplococo, enfileirados formam um estreptococos, e em cachos, formam um estafilococo.
Por serem os seres vivos mais primitivos da Terra, eles também são os que estão em maior número. Por exemplo, em um grama de solo fértil pode haver 2,5 bilhões de bactérias, 400 mil fungos, 50 mil algas e 30 mil protozoários.
Estrutura celular
As bactérias não tem núcleo organizado, elas são procariontes, ou seja, o DNA fica espalhado no citoplasma, não possuem um núcleo verdadeiro . Por isso, o filamento de material genético é fechado (plasmídeo), sem pontas, para que nenhuma enzima comece a digerir o DNA. Possuem uma parede celular bastante rígida.
Para se locomoverem, as bactérias contam com os flagelos, que são pequenos sílios que ficam se mexendo, fazendo a bactéria se mover (igual ao espermatozóide humano, só que muito mais simples). Também podem possuir Fímbrias, que são microfibrilhas protéicas que se estendem da parede celular. Servem para “ancorar” a bactéria. Existem também as fímbrias sexuais, que servem para troca de material genético durante a reprodução e também auxiliam as bactérias patogênicas (parasitas) a se fixarem no hospedeiro.
A Cápsula, camada que envolve externamente a bactéria, formada por polissacarídeos, serve para a alimentação (fagocitose), proteção contra desidratação, e também para que o sistema imunológico hospedeiro (no caso das parasitas) não a reconheça.
Reprodução
A reprodução das bactérias ocorre de forma assexuada, feita por bipartição (divisão binária, ou cissiparidade), onde a célula bacteriana cresce, têm seu material genético duplicado, e então, a célula se divide, dando origem a outra bactéria, geneticamente igual à outra.
As bactérias também podem originar esporos, em condições ambientes desfavoráveis à reprodução (altas ou baixas temperaturas, presença de substâncias tóxicas, etc). Eles são pequenas células bacterianas, com uma parede celular espessa, pouca água e um material genético. Elas são capazes de ficarem milhares de anos nestes ambientes, esperando por uma condição do ambiente melhor.





Vírus

A palavra vírus é originária do latim e significa toxina ou veneno. O vírus é um organismo biológico com grande capacidade de multiplicação, utilizando para isso a estrutura de uma célula hospedeira. É um agente capaz de causar doenças em animais e vegetais. 
Estrutura de um vírus
Ele é formado por um capsídeo de proteínas que envolve o ácido nucléico, que pode ser RNA (ácido ribonucléico) ou DNA (ácido desoxirribonucléico). Em alguns tipos de vírus, esta estrutura é envolvida por uma capa lipídica com diversos tipos de proteínas.

Vida
Um vírus sempre precisa de uma célula para poder replicar seu material genético, produzindo cópias da matriz. Portanto, ele possui uma grande capacidade de destruir uma célula, pois utiliza toda a estrutura da mesma para seu processo de reprodução. Podem infectar células eucarióticas (de animais, fungos, vegetais) e procarióticas (de bactérias). 

Classificação
A classificação dos vírus ocorre de acordo com o tipo de ácido nucléico que possuem, as características do sistema que os envolvem e os tipos de células que infectam. De acordo com este sistema de classificação, existem aproximadamente, trinta grupos de vírus.

Ciclo Reprodutivo
São quatro as fases do ciclo de vida de um vírus: 
1. Entrada do vírus na célula: ocorre a absorção e fixação do vírus na superfície celular e logo em seguida a penetração através da membrana celular.
2. Eclipse: um tempo depois da penetração, o vírus fica adormecido e não mostra sinais de sua presença ou atividade.
3. Multiplicação: ocorre a replicação do ácido nucléico e as sínteses das proteínas do capsídeo. Os ácidos nucléicos e as proteínas sintetizadas se desenvolvem com rapidez, produzindo novas partículas de vírus.
4. Liberação: as novas partículas de vírus saem para infectar novas células sadias. 

Curiosidades:
- Exemplos de doenças humanas provocadas por vírus: hepatite, sarampo, caxumba, gripe, dengue, poliomielite, febre amarela, varíola, AIDS e catapora.
- Os antibióticos não servem para combater os vírus. Alguns tipos de remédios servem apenas para tratar os sintomas das infecções virais. As vacinas são utilizadas como método de prevenção, pois estimulam o sistema imunológico das pessoas a produzirem anticorpos contra determinados tipos de vírus. 





ATIVIDADES SOBRE VÍRUS


Questão 1
(UFRPE - adaptada)
Em relação aos vírus, marque “V” para verdadeiras ou “F” para falsas:
a) (  ) O material genético é de RNA.
b) (  ) Vírus são agentes causadores de várias doenças em seres humanos. 
c) (  ) Possuem ribossomos e mitocôndrias essenciais e típicas de seu metabolismo e reprodução. 
d) (  ) Proteínas compõem suas cápsulas externas. 
e) (  ) Reproduzem-se apenas no interior de células vivas.

Resposta:
a) FALSO. Podem também ser DNA vírus.
b) VERDADEIRO.
c) FALSO. Vírus não possuem ribossomos nem mitocôndrias; e tampouco metabolismo independente: precisam parasitar células para exercer suas funções vitais.
d) VERDADEIRO.
e) VERDADEIRO.

Questão 2
(UECE)
Com relação ao modo de transmissão de algumas doenças virais correlacione as colunas abaixo:
I. Sarampo                   (  ) Picada de inseto
II. Poliomielite             (  ) Mordedura, lambedura ou arranhadura por animal infectado.
III. Raiva                       (  ) Contato direto, pelo ar, com pessoas doentes
IV. Febre amarela       (  ) Contaminação por via digestiva
A sequência correta, de cima para baixo, é:
A)     I, II, III e IV
B) IV, III, I e II
C) IV, I, II e III
D) I, IV, III e II

Resposta:  Alternativa B.


Questão 3
Explique o porquê dos vírus serem considerados “piratas celulares”.
Resposta: Pirata, em nosso dia a dia, é o nome que atribuímos àquele ou aquilo que causa violações. CDs piratas, por exemplo, violam leis; piratas marítimos violavam navios para se apoderar das riquezas contidas nestes, etc.
Os vírus, parasitas celulares obrigatórios, seguem esta lógica. Como somente dentro de células vivas é que possuem atividade, invadem tais estruturas e alteram todo o seu funcionamento, fazendo com que estas trabalhem basicamente em prol da produção de novos vírus.


Questão 4
Marque a alternativa em que todas as doenças citadas são virais:
A) Herpes, condiloma acuminado, hepatite e mononucleose
B) AIDS, dengue, malária, gripe
C) Febre amarela, dengue, AIDS e botulismo
D) Catapora, rubéola, caxumba, tétano
E) Leishmaniose, AIDS, sífilis e tétano.
Resposta: a alternativa A está correta.








Nenhum comentário:

Postar um comentário