terça-feira, 18 de junho de 2013

Diversidade da vida animal: vertebrados (parte 1)

REINO ANIMALIA


Endoesqueleto e Exoesqueleto
  Existem alguns animais que possuem esqueleto na parte Externa do corpo, como se fosse uma armadura. É o caso dos camarões.O esqueleto que fica na parte externa do corpo se chama  Exoesqueleto.O ser humano possui esqueleto porém na parte interna do corpo denominado  Endoesqueleto.
 A Coluna Vertebral 
 É uma fileira de ossos que está presente em alguns animais como,elefantes,bois,porcos,macacos etc.
Nem todo animal que possui esqueleto é considerado vertebrado. A estrela do mar, por exemplo tem um esqueleto mias se coluna vertebral. O carangueijo o camarão, a barata o escorpião e o gafanho possuem esqueleto o que é um exoesqueleto - mas sem coluna vertebral. São portanto, Envertebrado.
 A Diversidade Do Vertebrados 
 Os peixes os amfíbios, os répteis, as aves e os mamiferos são animais Vertebrados. Todos apresentam endoesqueleto, é além da Coluna Vertebral, possuem um Crânio.
A reprodução sexuada envolve gametas
 Entre os animais vertebrados é comum a Reprodução Sexuada, que envolve células especiais Gametas ( células reprodutivas). Um  novo individuo é gerado apartir de um gameta masculino, chamado Espermátozoide, e de um gameta feminino, chamado 
Óvulo
 A Fertiliza pode ser interna ou externa
 Um Zigoto, a primeira célula de um individuo, é a formação pela união de um espermatózoide e um óvulo. Essa união é a Fecundação ou Fertilização. Há especies em que os espermatozoides são depositados pelo macho no interior do corpo da fémea. Nesse caso acontece a Fertilização Externa.Como  espermatozoides e óvulo são celulas muito delicadas que podem se desidratar ( perder água) rapidamente e morrer, a fertilização externa ocorre dentro da água ou em aambientes extremamente umidos.
O desenvolvimento Do Zigoto
Após a fertilização, o zigoto passa por um período de desenvolvimento, em que o número de células se multiplicam.Nessa fase ele recebe o nome deEmbrião.Nas espécies que poém os ovos, embrião desenvolve-se dentro do ovo e se alimenta das substâncias que existem dentro do próprio ovo (répteis,aves e peixes).
Há outras espécies de seres vivos em que o embrião permanece dentro do corpo da mãe e é nutrido por substâncias que provêm do organismo dos mamíferos.
Reprodução Assexuada
Não participam gametas,nessemcaso ás células.
Atividades:
1) Cite cinco características gerais dos peixes

R: Possuem corpo alongado; possuem o corpo coberto por escamas; possuem o corpo achatado; possuem brânquias; possuem coração com um átrio e um ventrículo. 

2) Explique como é o formato do corpo dos peixes. 

R: Hidrodinâmico: achatado lateralmente e alongado.

3) Os peixes são animais pecilotérmicos? Por quê? Lembre-se da relação entre sua temperatura corporal e o meio ambiente. 

R: Sim, a temperatura do corpo varia conforme a do ambiente.

4) Os peixes são animais que possuem escamas. Explique qual é a sua função. 

R: Sua função é auxiliar a movimentação na hora do nado.

5) Como se divide o coração dos peixes? 

R: O coração dos peixes divide-se em um átrio e um ventrículo. 

6) O que são bolsas olfatórias, presentes nos peixes? 

R: Estruturas relacionadas à percepção do cheiro.

7) O que é a linha lateral dos peixes? 

R: Estruturas relacionadas à percepção da pressão e temperatura da água.

8) Quantos pares de brânquias têm os peixes ósseos? 

R: Quatro pares.

9) O que é o opérculo? 

R: Estrutura que protege as brânquias.

10) Quantos pares de brânquias têm os peixes cartilaginosos? 

R: Cinco pares.




Nenhum comentário:

Postar um comentário